THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Heavenwood


Heavenwood é uma banda portuguesa de Gothic Metal, actualmente formada por Ernesto Guerra (vocal), Ricardo Dias (guitarra e vocal), Bruno Silva (guitarra) e Luís Ferreira (bateria).

Onde estariam os Heavenwood se não tivesse sofrido a carreira da banda um hiato de cerca de 10 anos?

Heavenwood graças à qualidade dos seus dois primeiros trabalhos, “Diva” e “Swallow” e embalados pelo crescimento dos Moonspell, eram apontados como a “next big thing” dentro da musica extrema nacional (se é que tal expressão é permitida dentro de um espectro que teima em manter um estatuto underground) e como uma das bandas que reunia condições para “exportar”.
A pergunta fica indubitavelmente sem resposta, mas o que “Redemption” parece significar é que os Heavenwood mantem intactas as qualidades que lhes permitam fazer uma carreira bem positiva, assim se abram portas.

Falando de qualidades, além de intactas parecem que surgem refinadas.
Heavenwood apresenta-se como uma banda madura que sabe os terrenos que pisa e tudo que faz, é de forma bem criteriosa. Refiro-me obviamente à opção em gravar nos Ultrasound Studios, na produção de Daniel Cardoso, na masterização nos Fascination Street Studios pelas mãos de Jens Bogren (Amon Amarth, Opeth) e nos convites a músicos conceituados como Jeff Waters (Annihilator), Gus G (Firewind), Tijs Vanneste (Oceans os Sadness).

“Redemption” significa uma evolução natural em relação aos dois primeiros trabalhos, inicialmente a banda tinha uma sonoridade Doom/Death enquanto no segundo registo já explorava ambiências sonoras mais góticas.
A música de Heavenwood é toda ela assente numa atmosfera soturna em que conjuga de forma consistente o ritmo e a melodia com o peso típico do Metal.
Aspectos dignos de realce são o jogo de vozes de Ernesto (voz gutural, rasgada) e Ricardo (voz melodiosa) que resultam muito bem e o “duelo” entre as guitarras de Ricardo e Bruno que conseguem momentos verdadeiramente “deliciosos”.

Pontos altos do álbum são “13th Moon”, “Me & You” e o soberbo “Bridge To Neverland”.

Heavenwood demonstrou também que não são uma banda de seguir tendências, brindando-nos com uma obra intemporal.

Myspece Oficial


0 comentários: