THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Opera IX


Opera IX é uma banda de Gothic Metal/Death Metal/Doom Metal/Black Metal da Itália, projectada inicialmente pelo guitarrista Ossian, no ano de 1988. Depois de uma época de constantes mudanças dos integrantes, o line-up ficou estabilizado com Cadaveria nos vocais, Ossian na guitarra, Flegias na bateria e Vlad no baixo, com esta formação gravaram o seu primeiro demo, intitulado "Gothik", lançado em 1990.

Em 1992, dois anos após o lançamento de "Gothik", lançam então o segundo demo, intitulado "Demo '92". Foi este trabalho que consagrou a banda, posteriormente conseguindo um contrato onde surgiu então o 7" EP, chamado The Triumph of the Death, lançado no ano seguinte. Em dois meses as 500 cópias do mesmo esgotaram-se. Quando a banda começou a ser reconhecida no cenário underground, ou seja, após o lançamento do demo Demo '92, percebeu-se porque ela já fazia um grande sucesso:

- a banda tinha uma frontwoman, Cadaveria, vocalista que apresentava uma voz única para o feminino da época, extremamente gutural e sombria, sendo raras as vezes em que se ouviam nuances mais góticos ou sinfônicos;

- sempre houve uma influência pagã, tanto nas letras, quanto na sonoridade celta das melodias;

- a frequênte existência de músicas de longa duração (cinco das seis músicas do álbum Sacro Culto têm mais de dez minutos), e apesar disso não entediam o ouvinte, usando passagens lentas e rápidas, com agressividade e melancolia bem medidas;

- o interessante facto da fuga de padrões musicais italianos. A Itália é um país fortemente representado por bandas de metal progressivo e power metal, e então passou a ser reconhecida com uma representante de estilo único, que reúne nas suas obras uma mistura de gothic, doom, death e black metal.

Line-up inicial:

* Cadaveria - vocais
* Ossian - guitarra
* Vlad - baixo
* Flegias- bateria

Line-up actual:

* M The Bard - vocais
* Ossian - guitarras
* Vlad - baixo
* Lunaris - teclado
* Dalamar - bateria

Myspace Oficial


Bela Lugosis Dead - Opera IX

0 comentários: