THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ensiferum


Ensiferum (vem do latim ensĭfĕrum - adjectivo neutro, que significa "manejamento de espada") é uma banda de viking/folk metal vinda da cidade de Helsinki, Finlândia. A própria banda rotula-se como "Heroic Folk Metal".

Ensiferum foi fundado em 1995 por Markus Toivonen (guitarrista), Sauli Savolainen (baixista) e Kimmo Miettinen (baterista). Para o nome da banda eles escolheram o adjectivo latinico ensĭfĕrum, que significa “manejamento de espada”. No ano seguinte, Jari Mäenpää entrou na banda como vocalista e co-guitarrista. Em 1997 a primeiro demo da banda com 3 músicas foi lançada.

Em 1998 Sauli e Kimmo deixaram a banda e foram substituídos por Jukka-Pekka Miettinen (irmão mais novo de Kimmo, na época com 14 anos) e Oliver Fokin. Em 1999 mais duas demos foram lançadas. Em 2000 eles assinaram contrato com a gravadora finlandesa Spinefarm e foram para o estúdio trabalhar no seu primeiro álbum, "Ensiferum”, que foi lançado em agosto de 2001. No mesmo ano Meiju Enho entrou na banda como tecladista.

Em 2003, quando o 2º álbum, Iron, estava pronto, Jari deixou a banda e foi para se concentrar no seu projecto, Wintersun. Em dezembro de 2004, Jukka-Pekka deixou a banda e foi substituído por Sami Hinkka (Rapture). Oliver também deixou a banda em 2005 e foi substituído por Janne Parviainen.

Em 2005 começaram as gravações de um EP, Dragonheads, que foi lançado em Fevereiro de 2006. Este EP contém a música Dragonheads, dois demos “re-trabalhados”, um cover da banda Amorphis e uma pequena melodia de Kalevala, além de um Medley de três canções finlandesas tradicionais.

Em junho de 2006 a banda lançou seu 1º DVD ao vivo, 10th Anniversary Live, que foi gravado em Nosturi, Helsinki, no dia 31 de dezembro de 2005.

A gravação do terceiro album começou em Novembro de 2006 e a data de lançamento foi prevista para 21 de fevereiro de 2007, intitulado de Victory Songs. Um single chamado "One More Magic Potion", foi lançado em 7 de Fevereiro de 2007.

Myspace Oficial


0 comentários: